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sexta-feira

antes de investir ou se candidatar pesquise - Edivaldo Rossetto


A pesquisa de mercado ainda é pouco usada pelos empreendedores, principalmente no interior do estado. Nas grandes empresas, não há possibilidade de um novo produto ser lançado, sem uma pesquisa do mercado consumidor e da concorrência. Já nos pequenos negócios, o empreendedor se lança ao sabor do acaso, investe sem conhecer profundamente os números que o espera e acaba passando por situações que poderiam ser previstas.


Uma boa pesquisa de mercado precisa entender o publico; quem é, como consome e quanto gasta. Entender a concorrência, o que ja existe, qual a qualidade, qual a avaliação que as pessoas fazem dela. Para assim, conhecendo as pessoas, sabendo como e onde elas consomem e principalmente, o que elas querem, traçar uma estratégia, um plano de negócio que faça sentido e tenha um caminho.


Pesquisa eleitoral


A grande maioria de "pesquisas" eleitorais que são realizadas, não são pesquisas, são enquetes. Uma pesquisa não é contar o número de pessoas e atribuir uma porcentagem. A base da amostra deve ser precisa, condizente com os dados demográficos. Um exemplo prático é se na sua cidade 20% do eleitorado é aposentado, 20% das entrevistas têm de ser com aposentados, qualquer diferença, para mais ou menos, já dará um resultado irreal.


Há também de se entender a diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa, perguntas abertas e fechadas. Na pesquisa qualitativa podemos entender o que a população espera de um candidato, saber qual aspectos que devem ser tratados na campanha e principalmente os que não devem. Entender a cabeça do eleitor é muito mais importante do que contar votos, que mudam todos os dias.


Parece uma conclusão simples, mas não é. Se for abrir um novo negocio, se for se candidatar a qualquer coisa, pesquise."



Edivaldo Rossetto, é publicitário, pós graduado em assessoria de imprensa, participou de inúmeras campanhas eleitorais e é diretor da DNE pesquisas.